quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Chagas do passado



Pau-da-Missa

Árvore centenária que era usada como meio de comunicação entre os moradores da vila. Avisos importantes eram fixados no tronco da árvore para que todos pudessem ver. Hoje sobrou alguns pregos enferrugados como chagas abertas na madeira.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bem-vindo à minha viagem!

Olá!
Criei este blog para publicar algumas das fotos feitas durante o processo de produção do meu Trabalho de Conclusão do Curso de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo. O trabalho tem orientação do fotógrafo Adi Leite. O resultado desse trabalho será um livro-fotográfico onde tento mostrar Paranapiacaba através das marcas, ações e pessoas que vivem na Vila em três aspectos: passado, presente e futuro.

O passado é a história da Vila. Suas casas de madeira úmidas, vermelhas, seu ferro também vermelho de ferrugem e seus habitantes, com suas memórias, histórias, lembranças e saudades.

O presente é o resultado do passado. As transformações sofridas e geradas pelas necessidades da vida - como as novas profissões exercidas pelos ex-ferroviários -, o dia-a-dia das pessoas que vivem com a cabeça no século XXI e os pés no século XIX.

O futuro é sempre incerto. E assim também é na Vila que nasceu graças à via férrea e que hoje não recebe mais os passageiros dos trens. O futuro são as crianças da vila e também aqueles que acabaram de chegar encantados pelas belezas e pela história de Paranapiacaba.

Tome seu lugar no vagão e curta a viagem!