terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Soneca canina


Aos finais de semana a vila é cheia de turistas, mas entre segunda e sexta-feira a calmaria e a preguiça dão o tom. Até o cão-de-guarda pode se dar ao luxo de uma soneca.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Parceiros de labuta


As ferramentas abandonadas nas bancadas mostram um pouco das mudanças sofridas pela vila. Foram-se os trens e com eles os trabalhadores que utilizavam tais ferramentas.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Emoldurados


Onde um dia houve portas, hoje há só o vão que emoldura os passantes. Já acostumados às ruínas, nem dedicam um olhar aos tijolos que tentam se manter em seus lugares.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

De luto na luta


Ao mesmo tempo que esta é uma fotografia extremamente simples, ela pode ser representativa e carregar uma força imensa. Esta é a janela de uma casa na Rua Campos Salles que está abandonada. Com a janela arrebentada e vidros quebrados, o que permanece é um antigo adesivo com os dizeres "Celso Daniel - De luto na luta - Justiça é o que queremos".
Adesivos como este foram distribuídos em Santo André na época do assassinato do prefeito Celso Daniel. Crime que até hoje - passados quase oito anos - continua mal explicado.
Celso Daniel foi o político andreense que mais lutou por Paranapiacaba, sendo o responsável pela compra da vila e pela implantação de projetos turísticos no local. Tanto o crime quanto a vila parecem sofrer do mesmo problema: o esquecimento pelo poder público.